Perfil – Claudemir Oribe

Claudemir Oribe é consultor em gestão da qualidade desde 1996, tendo trabalhado com quase todos os temas relacionados a gestão da qualidade, sobretudo aqueles relacionados ao kaizen e à melhoria radical, também denominada de kaikaku.

Claudemir Oribe já fez cursos de formação no Japão, berço da Gestão da Qualidade, sobre Total Quality Management – TQM e Toyota Production System – TPS, que também é chamado no ocidente de lean manufacturing.

Sua extensa pesquisa sobre o método de resolução de problemas acabou produzindo diversos trabalhos, dentre eles sua dissertação de Mestrado em Administração, que teve o MASP como tema central. Além disso, foi o colunista de MASP/kaizen da Revista Banas Qualidade por 8 anos, onde escreveu 96 artigos apenas sobre diversos aspectos relacionados ao MASP que considera ser o melhor método de solução de problemas complexos.

Claudemir Oribe foi palestrante por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e membro homenageado pelo Comitê Brasileiro da Qualidade – o CB-25, nos 25 anos da norma ISO 9001 no Brasil.

É autor do livro Kaizen Avançado – aplicação do MASP na manufatura enxuta e em outros contextos (no prelo).

Currículo Claudemir Y. Oribe

  • Consultor e Instrutor especializado em problem solving e Root Cause Analysis;
  • Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral/PUC Minas, com pesquisa sobre o MASP (2008);
  • MBA Executivo – Fundação Dom Cabral (2003);
  • Pós graduado em Engenharia Econômica – Fundação Dom Cabral (1991);
  • Especialização em Consultoria Organizacional – Sebrae Ânima (1997);
  • Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão (1996);
  • Especialização em Sistema Toyota de Produção pela AOTS – Japão (2017);
  • Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações – Inatel (1983);
  • Jurado da Convenção Mineira de CCQ’s – 2000 e 2013;
  • Jurado da Convenção CCQ’s Vale – 2008;
  • Conferencista em cinco ocasiões no Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e por diversas vezes em outros eventos nacionais e regionais;
  • Agraciado quatro premiações por trabalhos em melhoria de qualidade (Bull 1989), implementação de SGQ (Algar – 1995, Revista Banas – 1995) e desenvolvimento de metodologia (ABRH – 2002);
  • Colunista sobre MASP na Revista Banas Qualidade, com mais de 90 artigos publicados sobre análise de causa raiz, resolução de problemas, MASP e Kaizen;
  • Ex-Diretor de Grupos de Estudo da União Brasileira da Qualidade – UBQ.

Experiência

  • Experiência pessoal em trabalhos de melhoria de qualidade com ganhos calculados de até 960 mil dólares;
  • Ministrou cursos de MASP, ferramentas da qualidade e técnicas de solução de problemas para mais de 250 turmas, em diversas organizações brasileiras e no exterior, para empresas como Amaggi, Construtora MRoscoe, Oi, TIM, Vale, Esab, Thussenkrupp, ArceloMittal, Lider Aviação, Aperam Bioenergética, Magna Seating Rede Metrológica de Alagoas, Belgo Bekaert, Sumidenso, BRFoods, Solar (Coca-Cola), Energisa, GM, Lafarge, Cerâmica Elizabeth, Grupo Lhoist etc.

Trata-se de um profissional distinto pois, além de um CV extenso e consistente, baseia seu trabalho em referências bibliográficas dos melhores autores mundiais, cujas publicações estão em sua biblioteca pessoal.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *