Claudemir Oribe é consultor em gestão da qualidade desde 1996, tendo trabalhado com quase todos os temas relacionados a gestão da qualidade, sobretudo aqueles relacionados ao kaizen e à melhoria radical, também denominada de kaikaku.
Claudemir Oribe já fez cursos de formação no Japão, berço da Gestão da Qualidade, sobre Total Quality Management – TQM e Toyota Production System – TPS, que também é chamado no ocidente de lean manufacturing.
Sua extensa pesquisa sobre o método de resolução de problemas acabou produzindo diversos trabalhos, dentre eles sua dissertação de Mestrado em Administração, que teve o MASP como tema central. Além disso, foi o colunista de MASP/kaizen da Revista Banas Qualidade por 8 anos, onde escreveu 96 artigos apenas sobre diversos aspectos relacionados ao MASP que considera ser o melhor método de solução de problemas complexos.
Claudemir Oribe foi palestrante por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e membro homenageado pelo Comitê Brasileiro da Qualidade – o CB-25, nos 25 anos da norma ISO 9001 no Brasil.
É autor do livro Kaizen Avançado – aplicação do MASP na manufatura enxuta e em outros contextos (no prelo).
Currículo Claudemir Y. Oribe
- Consultor e Instrutor especializado em problem solving e Root Cause Analysis;
- Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral/PUC Minas, com pesquisa sobre o MASP (2008);
- MBA Executivo – Fundação Dom Cabral (2003);
- Pós graduado em Engenharia Econômica – Fundação Dom Cabral (1991);
- Especialização em Consultoria Organizacional – Sebrae Ânima (1997);
- Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão (1996);
- Especialização em Sistema Toyota de Produção pela AOTS – Japão (2017);
- Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações – Inatel (1983);
- Jurado da Convenção Mineira de CCQ’s – 2000 e 2013;
- Jurado da Convenção CCQ’s Vale – 2008;
- Conferencista em cinco ocasiões no Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e por diversas vezes em outros eventos nacionais e regionais;
- Agraciado quatro premiações por trabalhos em melhoria de qualidade (Bull 1989), implementação de SGQ (Algar – 1995, Revista Banas – 1995) e desenvolvimento de metodologia (ABRH – 2002);
- Colunista sobre MASP na Revista Banas Qualidade, com mais de 90 artigos publicados sobre análise de causa raiz, resolução de problemas, MASP e Kaizen;
- Ex-Diretor de Grupos de Estudo da União Brasileira da Qualidade – UBQ.
Experiência
- Experiência pessoal em trabalhos de melhoria de qualidade com ganhos calculados de até 960 mil dólares;
- Ministrou cursos de MASP, ferramentas da qualidade e técnicas de solução de problemas para mais de 250 turmas, em diversas organizações brasileiras e no exterior, para empresas como Amaggi, Construtora MRoscoe, Oi, TIM, Vale, Esab, Thussenkrupp, ArceloMittal, Lider Aviação, Aperam Bioenergética, Magna Seating Rede Metrológica de Alagoas, Belgo Bekaert, Sumidenso, BRFoods, Solar (Coca-Cola), Energisa, GM, Lafarge, Cerâmica Elizabeth, Grupo Lhoist etc.
Trata-se de um profissional distinto pois, além de um CV extenso e consistente, baseia seu trabalho em referências bibliográficas dos melhores autores mundiais, cujas publicações estão em sua biblioteca pessoal.
0 comentários