As competências dos indivíduos podem ser desdobradas em três tipos:
- Conhecimento
- Habilidades
- Atitudes ou Comportamentos
Essa tipologia é comumente denominada como CHA. Qualquer tarefa para ser realizada requer um conjunto de competências desses três tipos, principalmente as atividades mais difíceis e especializadas.
Se o problema é complexo, isso significa que já foram feitas várias tentativas de solução. Então, é natural que uma análise mais profunda seja necessária e isso requer um conjunto maior de competências. Isso explica por que as pessoas têm dificuldade de fazer uma análise de causa raiz: faltam-lhes desenvolver as competências mínimas para executar a tarefa com maior efetividade.
Algumas competências básicas podem ser desenvolvidas em programas de treinamento bem elaborados. Usando como referência a tipologia do CHA, as competências básicas para realização de uma boa análise de causa raiz, são:
Comportamentos
- Curiosidade: desejar saber mais do que já se sabe;
- Disposição para aprender: abertura e capacidade para transformar pequenas observações em novos saberes;
- Persistência: disposição para seguir em frente, mesmo diante de fracassos momentâneos;
Habilidades
- Aplicação de ferramentas: saber aplicar as ferramentas de solução de problemas de forma que cada uma cumpra seu papel de elucidar o fenômeno investigado, tomar as melhores decisões, comprovar e manter os resultados;
- Trabalho em equipe: convivência com diferentes interesses e pontos de vista; discussão positiva; tolerância e aproveitamento do potencial individual.
- Raciocínio analítico: capacidade de observar e compreender relações de causa e efeito; clareza na colocação das ideias; ordenação de elementos numa sequência lógica; capacidade de formular hipóteses plausíveis e explicar aquilo que parece caótico e obscuro.
Conhecimentos
- Método: saber as etapas e passos de um método de resolução, como o MASP, para evitar se perder no meio do caminho;
- Processo: observar e compreender como o processo funciona e como deveria funcionar;
- Fatores que influenciam o problema: conhecer o processo a tal ponto de conseguir explicar cada um dos fatores causais, bem como seu grau de influência para a ocorrência do problema;
- Aplicabilidade de diferentes técnicas e ferramentas: saber que ferramenta utilizar em cada situação e em cada momento do processo de resolução.
Uma questão frequente diz respeito à carga horária do programa de desenvolvimento. Evidentemente, quanto maior a carga horária, maiores são as chances de que a competência seja criada e fortalecida. Além disso, é aconselhável o acompanhamento dos trabalhos após o curso, pois as dúvidas sempre aparecem durante a etapa de aplicação.
Desenvolvendo um bom programa de treinamento e garantindo o acompanhamento pós-curso, qualquer pessoa, que se dedique pode resolver problemas que aparentemente pareciam insolúveis, pode ter muito sucesso nessa empreitada. Resolver problemas desse tipo, pode alavancar sua carreira!
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